Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Skip Navigation LinksBoys Town Pediatrics > Knowledge Center > Pediatric Advisor

Asma: Controle Ambiental

(Asthma: Environmental Control)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • A asma é uma doença pulmonar crônica que provoca tosse, chiado e falta de ar.
  • Os sintomas podem piorar quando a criança é exposta a ambientes com fumaça de cigarro, pólen, mofo, poeira ou outros elementos.
  • A limitação da exposição a esses desencadeantes pode ajudar a evitar problemas para a criança.

________________________________________________________________________

A asma é uma doença pulmonar de longa duração (crônica). Ela provoca sintomas como tosse, respiração difícil e falta de ar.

Os sintomas da asma são causados por dois problemas diferentes nas vias respiratórias.

  • Um problema é que os músculos nas vias respiratórias se estreitam, o que causa a sensação de aperto no peito e respiração difícil.
  • O outro problema é a presença de inchaço, irritação e excesso de muco nas vias respiratórias.

Se o seu filho tem asma, os sintomas geralmente se manifestam depois que ele é exposto a um gatilho. Os gatilhos da asma incluem:

  • Exercícios físicos
  • Alergias, como alergias a poeira, pólen, mofo ou pelo de animais
  • Algo que irrita os pulmões do seu filho, como ar frio, fumaça ou cheiros fortes como os de tintas ou perfumes
  • Medicamentos como aspirinas ou NSAID
  • Infecções como gripes, resfriados ou sinusite
  • Estresse ou emoções fortes
  • Indigestão, também chamada de doença do refluxo gastroesofágico ou GERD. Se o seu filho tem problemas frequentes de indigestão ácida, ele pode apresentar mais sintomas de asma, especialmente durante o sono.

Tente limitar o contato do seu filho com esses gatilhos, especialmente em locais onde ele passa muito tempo, como em casa ou na escola.

Tabagismo

A fumaça de cigarros, cachimbos e charutos é prejudicial a crianças e adultos em geral, porém é ainda mais prejudicial para crianças com asma. Até mesmo o cheiro da fumaça em roupas pode “disparar” os sintomas da asma em crianças com vias respiratórias sensíveis. Crianças que moram em casas onde há fumantes também têm menos chances de superar a asma com o crescimento.

Crianças com asma não podem passar tempo algum em locais onde há fumaça. Jamais se deve fumar em uma casa habitada ou em um carro usado por uma criança com asma.

Pólen

O pólen é uma pequena partícula que plantas como árvores, grama ou ervas daninhas liberam no ar. A quantidade de pólen no ar em ambientes externos varia de acordo com a estação e a hora do dia. A quantidade de pólen e mofo em ambientes externos tende a ser menor durante as primeiras horas da manhã e maior durante o meio-dia e à tarde.

O pólen de árvores, grama ou ervas daninhas é muito leve e pode ser carregado pelo ar por várias milhas. Esse pólen chega aos olhos, nariz e vias respiratórias, causando sintomas de alergias e asma. O pólen das flores é mais pesado e é carregado de planta para planta por insetos, e não pelo vento. Como resultado, o pólen das flores raramente causa alergias. Embora seja difícil evitar complemente o pólen, algumas sugestões incluem:

  • Mantenha as janelas fechadas (especialmente no quarto da criança) e use ar condicionado central durante as estações com forte presença de pólen. Se um ar condicionado de quarto for utilizado, faça a recirculação do ar interno em vez de sugar o ar externo. Purificadores de ar podem ajudar se os filtros forem mantidos limpos. Filtros do tipo HEPA (ar particulado de alta eficiência) são os melhores. Lave ou troque os filtros de ar uma vez por mês.
  • Logo após frequentar ambientes externos durante estações com risco de alergia, o seu filho deve tomar banho e trocar as roupas imediatamente. Não deixe as roupas sujas nos quartos, pois pode haver pólen nas roupas.
  • Corte a grama frequentemente. Isso limita a quantidade de pólen liberada. Seu filho não deve ficar na área próxima quando a grama estiver sendo cortada.

Mofo

O mofo é encontrado ao longo do ano em toda a casa, ambientes externos ou alimentos, porém especialmente em locais de alta umidade. O mofo é soprado no ar tanto em ambientes internos quanto externos. Banheiros e porões úmidos são áreas comuns para o crescimento do mofo. O mofo também tem grandes chances de crescer em climatizadores evaporativos, umidificadores e gavetas de geladeiras. Algumas maneiras de reduzir o crescimento do mofo incluem:

  • A luz e a ventilação impedem o crescimento do mofo. No banheiro, limpe complemente azulejos, chão, cortina do chuveiro e banheira frequentemente. Limpe também a área sob a pia. Use uma solução de limpeza que elimine o mofo. Por exemplo, você pode usar alvejante doméstico diluído (1 copo de alvejante para cada 10 copos de água).
  • Conserte canos e torneiras com vazamento. Tente se livrar de vazamentos e água parada.
  • Use pintura em vez de papel de parede nas paredes. A pintura de esmalte impede o crescimento do mofo com mais eficiência do que a pintura de látex. Uma substância antifungos pode ser adicionada às tintas para impedir o crescimento do mofo.
  • Recomenda-se manter a umidade da casa entre 30 e 50%. Compre um desumidificador para remover a umidade do ar caso você more em um local de clima úmido. Desumidificadores podem ajudar e impedir o crescimento do mofo em locais úmidos como porões. Procure locais que ficam úmidos com chuvas fortes e conserte quaisquer vazamentos encontrados.
  • Se possível, evite usar climatizadores evaporativos, vaporizadores e umidificadores com reservatórios, pois eles são ideais para o crescimento de mofo e bactérias. Quando esses equipamentos estão em operação, o mofo e as bactérias podem ser espalhados por toda a casa. Caso você use um desses equipamentos, esvazie o reservatório diariamente, limpe-o com água e sabão, e seque-o completamente. O reservatório deve ser reabastecido pouco antes do uso.
  • Estufas, montes de adubo e casas com muitas plantas frequentemente também têm mofo. Cubra a terra das plantas caseiras com papel alumínio para reduzir a dispersão de esporos de mofo.

Poeira Doméstica

Há muitas coisas na poeira doméstica, incluindo sujeira, resíduos de insetos, ácaros, mofos, caspa de animais, pele morta, migalhas de comida e bactérias. A poeira se acumula em todos os tipos de itens domésticos, incluindo colchões, sofás, roupas, tapetes, cortinas e bichos de pelúcia. É difícil evitar a poeira doméstica, porém as seguintes ideias podem ajudar:

  • Evite coletores de lixo e poeira, especialmente em quartos. Esses incluem enfeites, decorações de paredes (quadros, flâmulas, revestimentos de parede em tecido, etc.), cortinas, persianas, pilhas de livros, papéis ou brinquedos.
  • Sempre que possível, dê ao seu filho brinquedos de pelúcia “não alérgicos” e que podem ser lavados. Para crianças que gostam de dormir com brinquedos de pelúcia, deixe somente um ou dois deles na cama e lave-os toda semana com água quente, a pelo menos 130° F (54.4° C). Guarde brinquedos e bonecas fora do quarto ou em um closet.
  • Mantenha a porta do closet do quarto fechada. Aspire o chão do closet frequentemente. Guarde apenas roupas da estação no closet.
  • Chãos sem carpetes são melhores. É possível substituir o carpete por tapetes antiderrapantes que possam ser lavados. Limpe o chão com frequência usando um pano úmido. Se você tem um carpete, aspire-o completamente e frequentemente. Troque os filtros do aspirador de pó com frequência. Retire e aspire a poeira pela manhã para deixar a poeira “baixar” antes de tirar cochilos ou dormir. A melhor hora para aspirar é quando seu filho não está em casa. Se não for possível, recomenda-se manter a criança de 30 a 60 minutos em outro local da casa após aspirar. Certifique-se de limpar áreas embaixo dos móveis e no closet.
  • Colchões devem estar em coberturas antialérgicas como plástico. Lojas que vendem roupa de cama também vendem coberturas antialérgicas. Zíperes e aberturas devem ser fechados. Use somente travesseiros de poliéster. Cubra os travesseiros com capas antialérgicas ou lave os travesseiros toda semana com água quente. Lave também cobertores, lençóis e fronhas com água bem quente (acima de 130° F ou 54.4° C) toda semana. Água mais fria usada com detergente ou alvejante também pode funcionar. Evite produtos feitos de penas, lã, paina ou espuma.
  • Fornos de ar forçado e ar condicionado devem ter um sistema de filtragem de ar. Os filtros devem ser trocados a cada 2 ou 4 semanas. Os filtros podem ser cortados para cobrir entradas de ar caso os filtros do forno central não sejam trocados a cada 2 semanas. Dutos de ar frio e quente devem ser limpos por profissionais pelo menos uma vez a cada 4 ou 5 anos.

Animais de Estimação

Alergênios podem ser encontrados na urina, caspa e saliva de animais. Eles causam reações alérgicas em muitas pessoas. Crianças podem ser mais sensíveis a um tipo específico de animal (como gatos). Todos os animais peludos podem causar reações alérgicas. Répteis de sangue frio, como cobras, tartarugas, lagartos e peixes não causam problemas.

Se o seu filho é sensível a animais e tem um animal de estimação, a melhor atitude é remover o animal de estimação de casa. Desfazer-se de um animal de estimação é muito difícil, porém caso seu filho seja muito sensível, isso pode ser necessário. Uma vez que o animal não está mais presente, limpe totalmente a casa. É especialmente importante limpar móveis estofados, as superfícies das paredes, tapetes, cortinas e sistemas de aquecimento ou resfriamento.

Caso você decida não se desfazer de um animal de estimação ao qual seu filho é sensível, ele deve viver fora de casa e JAMAIS entrar no quarto do seu filho. Mantenha a porta do quarto do seu filho fechada. Mantenha os animais de estimação fora de quartos e áreas familiares onde crianças com asma dormem todo o tempo.

  • Dê banho nos animais de estimação semanalmente.
  • Lave as mãos imediatamente após o contato com os animais de estimação.
  • Membros da família não alérgicos devem lavar, escovar e pentear os animais de estimação, bem como limpar as gaiolas/caixas de areia/etc. em ambientes externos.
  • Troque os filtros de sistemas de ar condicionado e fornos regularmente.

Baratas

Baratas e suas fezes são um dos maiores gatilhos alérgicos e agravam os sintomas da asma. Para se livrar de baratas:

  • Mantenha os alimentos e o lixo em recipientes com tampas apertadas. Retire o lixo de casa frequentemente.
  • Jamais deixa alimentos expostos. Em especial, jamais deixe alimentos em quartos de dormir. Jamais deixe comida para animais de estimação ou vasilhas com alimentos sujas expostas.
  • Varra ou aspire o chão, lave a louça e limpe fogões e balcões logo após as refeições.
  • Conserte rachaduras/aberturas encontradas em casa para impedir a entrada das baratas.
  • Não guarde sacos de papel, jornais ou caixas de papelão.
  • Use armadilhas (Bait Stations) e outros venenos para baratas seguros ao meio ambiente.

Poluição do Ar

Diferentes tipos de poluentes do ar internos e externos podem agravar a asma. Eles incluem ozônio, poeira, fumaça, gases de pinturas e cheiros ou perfumes fortes. Condições climáticas como baixa temperatura e baixa umidade podem agravar a asma, especialmente em dias de alta poluição.

  • Consulte os noticiários para se informar a respeito do índice de poluição e contagem de pólen do dia.
  • Evite realizar atividades físicas desnecessárias em ambientes externos em dias de altos índices de poluição e contagem de pólen.
  • Evite usar fogões ou lareiras à lenha, aquecedores a querosene, ou aquecedores ou fogões a gás sem ventilação.
  • Evite a exposição em ambientes fechados a perfumes, talco, sprays para cabelo, purificadores de ar, amaciantes de roupa, compensados e carpetes novos ou outros sprays e cheiros fortes.

Resfriados e Gripes

Resfriados e gripes agravam a asma e, frequentemente, causam episódios de asma. Os vírus que causam doenças respiratórias são mais comuns durante os meses do outono e inverno. Monitore os sintomas da asma e os picos do fluxo respiratório regularmente. Para ajudar a evitar resfriados e gripes:

  • Lave as mãos antes de comer e quando exposto a outras pessoas que possam estar resfriadas ou com gripe.
  • Durma o suficiente, faça exercícios físicos regularmente e adote uma dieta saudável.
  • Tente evitar o contato com pessoas gripadas ou resfriadas.
  • Tome a vacina contra a gripe todos os anos. Isso ajuda a evitar complicações de influenza (gripe) em crianças com asma.

Sulfito

O sulfito é um conservante alimentar encontrado em certos alimentos como camarão, atum enlatado, frutas secas, picles e azeitonas. Em casos raros, o sulfito pode causar asma grave em algumas crianças.

Developed by RelayHealth.
Pediatric Advisor 2015.3 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2015-07-23
Última revisão: 2015-03-19
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright ©1986-2015 McKesson Corporation and/or one of its subsidiaries. All rights reserved.
Page footer image