Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Skip Navigation LinksBoys Town Pediatrics > Knowledge Center > Pediatric Advisor

Distensão dos Dedos

(Finger Sprain)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • A distensão dos dedos é um alongamento ou rasgamento de um ligamento que conecta um osso a outro nos dedos.
  • Altere a maneira ou pare de fazer atividades que causam dor até que a distensão esteja curada.
  • Uma distensão dos dedos pode ser tratada enfaixando os dedos, com gelo, exercícios e, algumas vezes, com medicamentos.

________________________________________________________________________

O que é uma distensão dos dedos?

Uma distensão é uma lesão em um ou mais dos ligamentos dos dedos. Os ligamentos são fortes faixas de tecido que conectam os ossos formando as articulações. Quando um ligamento é lesionado, ele pode ser estendido, rompido parcialmente ou completamente.

Qual é a causa?

A entorse é causada por atividades repentinas que torcem ou rompem um ligamento. Isso pode acontecer, por exemplo, quando uma bola acerta a ponta de um dos dedos ou quando a criança cai sobre os dedos.

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem incluir:

  • Dores
  • Inchaço e hematomas
  • Dificuldade para usar ou mover o dedo

Como é feito o diagnóstico?

O profissional da área de saúde perguntará sobre o histórico médico e os sintomas de seu filho e o examinará. Seu filho pode precisar fazer exame de raio-X ou outros exames.

Qual é o tratamento?

O seu filho terá que mudar ou parar de fazer atividades que causam dor até que o ligamento se recupere.

O seu filho pode precisar usar uma tala no dedo ou enfaixar o dedo lesionado junto com o dedo ao lado (“buddy taping”) durante várias semanas após a lesão.

O profissional da área de saúde do seu filho pode recomendar exercícios de alongamento e fortalecimento para ajudar na recuperação. Em muitos casos, o seu filho poderá retornar aos esportes ou atividades desde que use uma tala ou esteja com os dedos enfaixados.

As dores normalmente diminuem após algumas semanas devido à recuperação natural, porém a recuperação de certas lesões pode levar diversos meses ou mesmo mais tempo. É importante seguir todas as instruções do seu profissional da área de saúde.

Como posso cuidar de meu filho?

Para reduzir o inchaço e ajudar a aliviar a dor nos primeiros dias após a lesão:

  • Aplique uma compressa de gelo, bolsa de gelo ou um pacote de alimentos congelados envolvido em um pano na área lesionada durante 20 minutos a cada 3 ou 4 horas.
  • Mantenha a mão do seu filho levantada sobre travesseiros quando ele estiver sentado ou deitado.
  • Dê ao seu filho medicamentos contra a dor que não precisam de receita médica, como acetaminofeno, ibuprofeno ou naproxeno. Leia o rótulo atentamente e dê ao seu filho a dose correta conforme orientado.
    • Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno, naproxeno e aspirina, podem causar sangramentos no estômago e outros problemas. Consulte o profissional da área da saúde antes de dar qualquer medicamento que contenha aspirina ou ácido salicílico a crianças ou adolescentes. Isso inclui medicamentos como aspirina para bebês, alguns medicamentos para resfriados, e Pepto-Bismol. Crianças e adolescentes que tomam aspirina correm o risco de uma doença grave chamada síndrome de Reye.
    • O acetaminofeno pode causar danos ao fígado e outros problemas. Não administre mais doses do que o orientado. Para garantir que não está tomando demais, verifique se outros medicamentos que a criança toma também contêm acetaminofeno. A menos que recomendado por seu profissional da área de saúde, seu filho não deve tomar esses medicamentos por mais de 5 dias.

O seu filho deverá fazer exercícios recomendados por seu profissional da área de saúde.

Siga as instruções de seu profissional da área de saúde. Pergunte ao seu profissional da área de saúde:

  • Como e quando você será informado sobre os resultados de seus exames
  • Quanto tempo levará para se recuperar
  • Quais atividades o seu filho deve evitar e quando ele poderá retornar às atividades normais
  • Como cuidar de seu filho em casa
  • Quais sintomas ou problemas você deve observar em seu filho e o que fazer se eles aparecerem

É preciso saber quando seu filho deve voltar para fazer um check-up.

Como a distensão dos dedos pode ser prevenida?

Certifique-se de que seu filho segue as instruções de segurança e usa todos os equipamento de proteção recomendados para suas atividades.

Developed by RelayHealth.
Pediatric Advisor 2015.3 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2015-03-09
Última revisão: 2014-09-23
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright ©1986-2015 McKesson Corporation and/or one of its subsidiaries. All rights reserved.
Page footer image