Abuso e Dependência de Inalantes: Versão para Adolescentes

(Inhalant Abuse and Dependence: Teen Version)

O que é o abuso e dependência de inalantes?

Inalantes são substâncias químicas que produzem gases e vapores. Inalantes são inalados através do nariz ou da boca. Esse procedimento á também chamado de “cheirar”. Esses produtos químicos chegam aos pulmões e na corrente sanguínea rapidamente, causando sintomas que podem ser fatais. Alguns inalantes são itens domésticos, tais como cola, tíner e fluido de isqueiro. Crianças e adolescentes podem obter esses itens facilmente, o que os torna mais propensos a abusar desses tipos de drogas.

O nitrito de amila (“poppers”) é um inalante usado para melhorar os sentimentos que você tem durante o sexo. Ao usar o nitrato de amila, você poderá não praticar sexo seguro, o que o coloca em risco de contrair HIV/AIDS.

O abuso e a dependência são padrões de uso de drogas que resultam em graves problemas pessoais, familiares e de saúde. O abuso ocorre quando você continua a usar a droga mesmo quando ela causa problemas como:

• Chegar atrasado ou não ir ao trabalho ou à escola e não se importar com coisas com que você antes se importava
  • Quebrar regras ou infringir leis
  • Não cumprir promessas, discutir ou mesmo agir com violência contra outras pessoas
  • Fazer coisas perigosas, como dirigir sob influência das drogas

Se continuar a abusar das drogas, você pode se tornar um dependente. Ao se tornar um dependente de inalantes, você:

• Precisa usar cada vez mais a droga ou usá-la mais frequentemente para obter os mesmos efeitos
  • Perde o controle, isto é, você continua usando os inalantes mesmo sabendo que eles são prejudiciais a você e aos outros, ou mesmo tentando você não consegue parar de usá-los
  • Deseja tanto usar os inalantes que gasta muito tempo e energia para obter, usar e se recuperar dos efeitos deles
  • Tem sintomas de abstinência quando para de usar os inalantes

A dependência também é chamada de vício. A dependência de inalantes é muito perigosa. Inalar um produto, como cola ou fluido de isqueiro, pode ser fatal.

Qual é a causa?

Você tem uma probabilidade maior de se tornar dependente de drogas se:

• Tem um histórico familiar de abuso de drogas ou álcool
  • Já abusou de drogas ou álcool
  • Fica facilmente frustrado, tem problemas para lidar com o estresse ou não tem autoconfiança suficiente
  • Convive regularmente com pessoas que bebem ou usam drogas
  • Tem um problema de saúde mental
  • Tem dores constantes

Quais são os sintomas?

Os sintomas do abuso ou dependência de inalantes dependem de quanto e com que frequência você os usa. Os sintomas podem variar de leves a graves, tais como:

• Falta de bom senso
  • Perda do autocontrole
  • Ficar desajeitado
  • Sentir-se atordoado ou entorpecido
  • Ter tonturas ou desmaios
  • Ter dor de barriga, náuseas, vômitos ou perda de apetite
  • Ver, ouvir ou sentir coisas que não são reais
  • Sensação de sonolência com uma dor de cabeça que dura um longo tempo
  • Ter sinais de danos cerebrais, como não ser capaz de aprender coisas novas ou manter uma conversa simples
  • Convulsões

Se você usar inalantes por um longo tempo, você pode ter sinais de danos nos nervos e músculos, tais como dificuldade para andar, inclinar-se e conversar.

Cheirar grandes quantidades de inalantes de uma só vez pode causar a morte em poucos minutos, mesmo se você é uma pessoa saudável.

Se você estiver grávida e usar inalantes, seu bebê pode ter problemas comportamentais, de aprendizado e crescimento.

Como é feito o diagnóstico?

O seu profissional da área de saúde perguntará quanto e com que frequência você usa inalantes. Seja honesto a respeito do seu uso de inalantes. O seu profissional da área de saúde precisa dessas informações para lhe fornecer o tratamento correto. Ele também fará perguntas sobre seus sintomas e seu histórico médico, bem como o examinará. Pode ser necessário realizar exames de urina e sangue.

Qual é o tratamento?

O abuso e a dependência de inalantes pode ser tratado. Para que qualquer tratamento seja bem-sucedido, você deve querer parar de usar inalantes. Não tente usar álcool e outras drogas para reduzir os sintomas da abstinência. Seu profissional da área de saúde pode prescrever medicamentos para ajudar durante a abstinência.

Se você abusa ou é dependente de inalantes e deseja parar de usá-los, procure ajuda.

Grupos de autoajuda como Narcóticos Anônimos, grupos de apoio e terapia podem ser úteis. Você pode ser tratado em um programa de tratamento de abuso de substâncias. Seus orientadores e profissionais da área de saúde trabalharão com você para desenvolver um programa de tratamento.

A recuperação da dependência é um processo de longo prazo. A continuação do tratamento é muito importante para que você não volte a abusar de drogas.

Se você tiver uma overdose ou estiver tendo sintomas graves de abstinência, você terá que ser tratado em um hospital. Outros problemas de saúde, como ataques cardíacos, derrames cerebrais ou outros problemas que ameaçam a vida serão tratados.

Que cuidados devo ter comigo mesmo?

A melhor maneira de ajudar a si mesmo é visitar seu profissional da área de saúde e fazer planos para parar com o abuso de inalantes. Se você já está visitando um profissional da área de saúde, é importante fazer todo o tratamento prescrito.

Obtenha ajuda. Converse com a família e os amigos. Pense na possibilidade de se associar a um grupo de apoio em sua região.

Aprenda a administrar o estresse. Peça ajuda em casa e no trabalho quando a carga estiver pesada demais. Encontre maneiras de relaxar, como ter um hobby, ouvir música, assistir filmes ou caminhar. Tente exercitar a respiração profunda quando estiver estressado.

Cuide da sua saúde física. Tente dormir pelo menos 7 a 9 horas todas as noites. Adote uma dieta saudável. Limite a ingestão de cafeína. Se você fuma, pare de fumar. Não use álcool ou drogas. Faça exercícios de acordo com as instruções de seu profissional da área de saúde.

Evite situações em que as pessoas tendem a usar álcool ou drogas.

Verifique seus medicamentos. Para evitar problemas, informe seu profissional da área de saúde e seu farmacêutico sobre todos os medicamentos, remédios naturais, vitaminas e outros suplementos que você está usando.

Entre em contato com seu profissional da área de saúde ou terapeuta se tiver dúvidas ou se os seus sintomas parecerem piorar.

Continue tentando. Muitas pessoas tentam parar de usar inalantes mais de uma vez antes de finalmente conseguirem. Portanto, nunca diga "eu não consigo". Você PODE aprender a viver sem drogas em sua vida cotidiana.

Pessoas e recursos em sua comunidade que podem ajudá-lo incluem seus profissionais da área de saúde, terapeutas, grupos de apoio, centros de saúde mental e programas de tratamento de abuso de álcool ou substâncias. Recomendamos que você entre em contato com:

• Coalizão Nacional de Prevenção de inalantes (National Inhalant Prevention Coalition)
    800-269-4237
Pediatric Advisor 2015.3 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2014-04-28
Última revisão: 2014-03-14
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.