Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Skip Navigation LinksBoys Town Pediatrics > Knowledge Center > Pediatric Advisor

Medidor de Pico de Fluxo

(Peak Flow Meter)

O que é asma?

A asma é uma doença pulmonar de longa duração (crônica). Ela provoca sintomas como tosse, respiração difícil e falta de ar.

Os sintomas da asma são causados por dois problemas diferentes nas vias respiratórias.

  • Um problema é que os músculos nas vias respiratórias se estreitam, o que causa a sensação de aperto no peito e respiração difícil.
  • O outro problema é a presença de inchaço, irritação e excesso de muco nas vias respiratórias.

Se o seu filho tem asma, os sintomas geralmente se manifestam depois que ele é exposto a um gatilho. Os gatilhos da asma incluem:

  • Fatores de irritação, como ar frio, produtos químicos, perfumes, poluição e fumaça
  • Coisas às quais a criança pode ser alérgica, como poeira, pólen de plantas e árvores, mofo, alimentos (como amendoim), pelos de animais e medicamentos como a aspirina
  • Doenças como gripes, resfriados ou sinusite
  • Atividade física (chamadas de asma induzida pelo exercício)
  • Indigestão, também chamada de doença do refluxo gastroesofágico ou GERD. Se o seu filho tem problemas frequentes de indigestão ácida, ele pode ter mais sintomas de asma, especialmente à noite.

O que é um medidor de pico de fluxo?

Um medidor de pico de fluxo é um dispositivo pequeno e portátil que mede se o ar está saindo bem dos pulmões da criança. Ele faz isso medindo o quão rápido a criança consegue soprar o ar para fora dos pulmões. As medições de pico de fluxo indicam se a asma da criança está sob controle, se ela precisa tomar medicamentos ou se você precisa obter ajuda imediatamente.

Medir o pico de fluxo regularmente pode ajudar a detectar antecipadamente os sintomas de asma. Além disso, usar o sistema de zonas coloridas (verde, amarelo, vermelho) com o medidor de pico de fluxo irá ajudá-lo a saber quando o seu filho precisa de ajuda e como gerenciar melhor a asma.

Há diversos tipos diferentes de medidores de pico de fluxo, assim, para obter leituras precisas, é muito importante entender como usar o medidores de pico de fluxo e seguir as instruções cuidadosamente. Também é importante usar o mesmo medidor de pico de fluxo para todas as leituras. Existem dois tipos principais de medidores de pico de fluxo:

  • Um tipo tem um marcador deslizante que se move conforme a criança sopra o ar com força no dispositivo.
  • O outro tipo é um medidor de pico de fluxo digital, que regista cada leitura no dispositivo.

Os medidores de pico de fluxo geralmente exibem uma escala numerada, que mede a quantidade de ar que a criança soprou. A escala numerada normalmente varia de 0 a 750. Algumas unidades também contam com zonas coloridas no estilo de um “semáforo”, que se baseiam na melhor leitura de pico de fluxo da criança.

Quando meu filho deve usar um medidor de pico de fluxo?

Primeiramente você precisa descobrir a melhor leitura de pico de fluxo do seu filho. Para fazer isso, realize leituras de pico de fluxo duas vezes por dia por algumas semanas quando o seu filho estiver se sentindo bem e a asma estiver sob controle. No final de 2 ou 3 semanas, observe os resultados e tome nota das leituras mais altas. Essas leituras são a melhor leitura do medidor de pico de fluxo para seu filho. Registre todas as leituras do seu filho em uma tabela e entregue-a ao seu profissional da área de saúde. A melhor leitura do seu filho permitirá que você e seu profissional da área de saúde tenham algo para julgar todas as futuras leituras de pico de fluxo do seu filho.

Seu profissional da área de saúde pode sugerir que as medições do pico de fluxo do seu filho sejam feitas todos os dias ou de 2 a 3 vezes por semana.

  • Uso diário: Se o seu filho precisa registrar o pico de fluxo todos os dias, a primeira leitura deverá ser feita pela manhã (antes de tomar qualquer medicamento). Se as leituras de pico de fluxo do seu filho no período da manhã forem baixas, faça outra leitura no começo da tarde. Se o seu filho toma medicamentos à noite, o seu profissional da área de saúde pode recomendar que você faça outra leitura à noite, antes que o seu filho tome os medicamentos.
  • Uso semanal: Se o seu filho precisa fazer leituras de pico de fluxo apenas 2 ou 3 vezes por semana, faça uma leitura de manhã e outra à noite nos dias em que fizer as leituras. Meça o pico de fluxo antes de tomar medicamentos inalados. Se um medicamento de alívio rápido (broncodilatador) for utilizado, repita a leitura do pico de fluxo 15 minutos depois de tomar o medicamento e registre qualquer diferença. Se as leituras de manhã e à noite são diferentes em mais de 20%, converse com seu profissional da área de saúde sobre a forma de gerir a asma melhor.

Use uma tabela para registrar as leituras de pico de fluxo do seu filho, juntamente com a data e hora do dia em que as leituras foram realizadas. Registre também se o seu filho usou uma inalador de alívio rápido (resgate), como um broncodilatador, tal como abuterol.

Você também deve medir o pico de fluxo do seu filho quando ele tiver um ataque de asma. Meça o pico de fluxo da criança antes e depois do uso do medicamento de alívio rápido para verificar como o medicamento está funcionando.

Você deve reverificar a melhor leitura da criança todo ano ou sempre que obter um novo medidor.

O que é o sistema de zonas?

O sistema de zonas é uma maneira fácil de verificar se a asma da criança está sob controle, se ela precisa tomar medicamentos ou se você precisa obter ajuda imediatamente. O medidor de pico de fluxo pode ser marcado com três zonas coloridas (verde, amarelo e vermelho). Isso facilita a leitura. As zonas são diferentes para cada pessoa e se baseiam na melhor leitura de pico de fluxo do seu filho. Seu profissional da área de saúde irá ajudá-lo a descobrir a faixa numérica correta para cada uma da zonas. Muitos medidores de pico de fluxo vem com adesivos para marcar as zonas.

Um plano de ação contra a asma é um plano escrito desenvolvido pelo seu profissional da área de saúde para ajudá-lo a controlar a asma e prevenir ataques de asma do seu filho. Ele se baseia nas zonas do pico de fluxo do seu filho.

O que as zonas significam?

As zonas coloridas no medidor de pico de fluxo são modeladas com base em um semáforo.

Verde significa um bom controle (80 a 100% da melhor leitura pessoal). Quando a leitura estiver na zona verde, isso significa que a asma do seu filho está sob controle.

Se o seu filho permanecer na zona verde por pelo menos 3 meses, converse com seu profissional da área de saúde sobre a possibilidade de reduzir os medicamentos.

Amarelo significa cautela (50% a 80% da melhor leitura pessoal). Se a leitura estiver na zona amarela, isso significa que seu filho está provavelmente tendo sintomas de asma ou poderá ter sintomas em breve (ataque de asma). Seu filho pode estar tendo problemas com atividades normais ou ter sintomas durante a noite.

Se o pico de fluxo do seu filho estiver frequentemente na zona amarela ou permanecer na zona amarela após o tratamento, isso significa que a asma não está sob controle. Converse com seu profissional da área de saúde para fazer ajustes nos medicamentos.

Vermelho significa perigo (menos de 50% da melhor leitura pessoal). Quando a leitura estiver na zona vermelha, isso significa que a asma do seu filho está perigosamente fora de controle. Ele provavelmente está tendo sintomas graves de asma, como extrema falta de ar (mesmo em repouso), aperto no peito, dificuldade respiratória e dificuldade para falar e dormir.

Se o pico de fluxo do seu filho for baixo, mas ele se sentir bem, faça o teste de pico de fluxo novamente, certificando-se o seu filho está soprando forte no medidor.

Para obter leituras precisas dos picos de fluxo, seu filho precisa se esforçar o máximo possível durante as medições.

Como o medidor de pico de fluxo é usado?

Cada marca de medidor de pico de fluxo funciona de uma maneira um pouco diferente. Leia e siga cuidadosamente as instruções incluídas no medidor do seu filho. Certifique-se de que seu filho sabe como usar o medidor de pico de fluxo corretamente. Peça para seu profissional da área de saúde observar seu filho usando o medidor.

Quando e como o medidor de pico de fluxo deve ser limpo?

O bocal do medidor deve ser limpo semanalmente com água morna e sabão. Enxágue e seque-o bem.

Developed by RelayHealth.
Pediatric Advisor 2015.3 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2013-10-10
Última revisão: 2014-04-01
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright ©1986-2015 McKesson Corporation and/or one of its subsidiaries. All rights reserved.
Page footer image